Chef Felippe Sica

Gente, conheço esse talentoso e querido Chef desde pequena, dos tempos de praia… Uma pessoa muito bacana e que tem feito o maior sucesso, ouço elogios por todos os cantos, estou louca para chamar ele para um jantar aqui em casa!!! Alem de pessoa legal, chef incrível, ele ainda e mano da Nanda uma amiga pra sempre, maravilhosa…

Desde pequeno estou em volta da cozinha. Minhas avós eram cozinheiras de mão cheia, meu pai e minha mãe também adoravam receber convidados e faziam pratos com frutos-do-mar no final de semana. Passei minha infância em Salvador, aonde tive a oportunidade de conhecer novos sabores de frutas, doces, pratos temperados e uma cultura voltada para o mar. Na juventude fui morar em Los Angeles e de lá conheci diversos países. Com isso fui catalogando aromas, texturas, sabores de pratos autênticos da culinária francesa, italiana, tailandesa e etc. Na volta ao Brasil tive uma experiência com o lado profissional da gastronomia ao abrir um sushi bar na Praia do Rosa em 2001. A partir daí eu vi que queria trabalhar no segmento. Anos mais tarde me formei no Senac e dei início a minha caminhada.
2) Qual o melhor restaurante de Porto Alegre?PQ?
Atualmente Porto Alegre tem boas opções para sair e almoçar ou jantar fora. Gosto do Bah, pelo ambiente, atendimento e comida que me trás boas lembranças. No almoço meu lugar preferido é o Le Patissier, também pelos mesmos motivos.
3) Três opções para se jantar bem no Brasil?
Bargaço em Salvador, Nikko em Recife e Tartaruga em Ibiraquera.
4) Qual o melhor restaurante do mundo? PQ?
Difícil essa pergunta, pois é muito pessoal e apesar de conhecer alguns países do globo tem muita coisa pra ver ainda. Um restaurante que me trás boas lembranças e descobertas foi o indiano Akbar em Los Angeles.
5) Quais os pratos inesquecíveis, onde?
Pode vários? O feijão da Maria, cozinheira da minha avó materna, o chicken tikka massala do Akbar, a lagosta na manteiga do Bargaço em Salvador, sushi do Nikko em Recife, mil folhas do Patissier em Porto Alegre, creme brulê do Chez Philippe em Porto Alegre, milanesa do Club Eros em Buenos Aires e perro caliente só com queijo e mostarda em qualquer esquina em Rivera.
6) Qual o chef que mais admira?
Admiro mais de um, porém, dos que tive contato e também pela sua história, que se confunde com a história da boa gastronomia do Brasil, é o Laurent Sandeau.
7) Apenas gastronomia ou serviço, freqüência e ambiente também importam?
Depende muito do que se procura. A maioria das vezes os lugares mais simples servem comidas deliciosas, sem se importar com detalhes de decoração, atendimento. Penso que a experiência completa está em todos detalhes.
8) O que tu estas fazendo no momento?
Após dez anos trabalhando em restaurantes resolvi seguir carreira solo, sem abrir um restaurante. Acho que Porto Alegre ainda não tem público para encher todas as noites um restaurante diferenciado. Atualmente faço jantares na casa dos meus clientes, dou aula particular e para pequenos grupos, sou professor convidado da Unisinos, Senac e Ufrgs e presto consultoria para restaurantes.
9) teus contatos
Anotem aí: felippesica.blogspot.comchefsica@yahoo.com.br e pelo 51 9997-7574
1) O jantar ideal é.….. aquele que te faz feliz, pode ser no buteco da esquina ou num três estrelas Michelin.
Foto do chef por Joana Moreira, Montaditos por Kaco Hubner, Gratinado de bacalhau e mandioquinha e creme de moranga com manjericão por Cris Berger
 

 

11 Comentários

Arquivado em Entrevistas

11 Respostas para “Chef Felippe Sica

  1. Olá! Adorei o post!
    Esperando a visita do Sica à Ponta da Piteira!
    E a tua também, Dica!!! Tens que conhecer nossa pousada na Ibiraquera!
    Abraço,
    Karen

  2. dicamelzer

    Quero muito conhecer a Ponta da Piteira, fiquei louca com as fotos e comentários!
    Parabéns!
    Beijo
    Dica

  3. Entrevista super legal!!!
    Abs
    Alicia

  4. dicamelzer

    Que bom que você gostou! Visite sempre o blog e mande suas “dicas”!
    Bjs
    Dica

  5. juliana zanella

    adorei a entrevista , saudades tambem de salvador e da dica, tanto tempo sem ver mas sempre presente na lembrança! amei as dicas do blog!!!! sucesso , beijao ju

  6. dicamelzer

    Ju querida, minha amiga de tantas… Saudades… Vou ficar esperando um encontro e tuas dicas maravilhosas Francesas!!!
    Beijo grande,
    Dica

  7. Parabéns ! adorei a entrevista com esse chef querido!
    Espero a sua visita para uma degustação na Arte Freddo.
    rua giordano bruno, 13
    Bj Ana

  8. dicamelzer

    Que bom que você gostou Ana, o Felipe é realmente muito especial!
    Quero sim conhecer a Arte Freddo!
    Farei uma visita logo logo!
    Bj
    Dica

  9. marcelo gonçalves

    olÁ! Fui citado por este querido amigo e venerado chef

  10. olÀ! Querido e famoso chef Felippe mencionou meu nome.
    Carinho se retribui. Abraço à ele, a ti e a todos!
    Super legal o blog!
    Marcelo da Pâtissier

  11. dicamelzer

    Querido, sou tua få, sao raras as pessoas em Porto Alegre que pensam, sentem e fazem as coisas dessa forma tao especial!!!
    Ja falei em ti aqui no blog antes!!!
    Beijo grande e quando tiveres uma “dica” especial, manda!!!
    Beijos

Deixe um comentário